No Dia da Árvore, Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes recebe plantio de Pau-Brasil e Ipês

Cerca de 30 mudas foram plantadas no equipamento, localizado no extremo leste da capital.

Em celebração ao Dia da Árvore, o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, equipamento administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, recebeu nesta segunda-feira, 21 de setembro, o plantio de 30 mudas de Pau-Brasil e Ipês. As árvores foram plantadas no jardim externo do equipamento e serão cultivadas pela equipe técnica do local.

No Brasil, a data é celebrada no primeiro dia da estação de primavera do ano, e seu objetivo é reforçar a importância do cultivo e preservação desta riqueza natural. As árvores nos beneficiam de diferentes maneiras, como a umidificação do ar, diminuição de erosões, produzem oxigênio durante a fotossíntese, reduzem a temperatura, além de fornecerem sombra e abrigo para diversas espécies de animais.

Sendo o maior equipamento cultural da região leste da cidade, o CFCCT possui 31,2 mil m² de extensão, com boa parte de áreas verdes com árvores, plantas ornamentais e frutíferas. No local, há centenas de árvores plantadas e o cultivo e manutenção é realizado regularmente para que a população possa ter acesso à uma área preservada, pertencendo a comunidade.

O equipamento recebeu pela primeira vez mudas de Pau-Brasil, uma tradicional árvore enraizada na origem do país no chamado período pré-colonial, sendo utilizada para a produção de móveis, caixas, mas principalmente para a coloração de tecidos com sua resina.

Reabertura do Telecentro e FabLab

Na mesma data, o Telecentro e o FabLab, equipamentos administrados pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, retornaram com o funcionamento diferenciado no CFCCT. Atendendo a comunidade com a capacidade máxima de 35%, em decorrência da pandemia do coronavírus, a população interessada em utilizar as impressoras e computadores deverá agendar previamente por meio da Central 156.

O telecentro está disponível de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h, com seis computadores disponíveis simultaneamente. O uso será priorizado para atividades consideradas essenciais, como a emissão de documentos e boletos, acesso para trabalho ou cursos, impressão e confecção de currículos e serviços públicos. Já o FabLab atende de segunda à sábado, das 9h às 15h40, comportando apenas duas pessoas a cada duas horas.

Serviço

Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

Endereço: Rua Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes

Please follow and like us:
Pin Share

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
Twitter
Visit Us
Follow Me
YOUTUBE
PINTEREST
LinkedIn
Share
Instagram