Junho Vermelho conscientiza para a importância da doação de sangue
Saiba os requisitos necessários para se tornar um doador
Realizada anualmente no Brasil desde 2015, a campanha Junho Vermelho tem como objetivo reforçar a importância da doação de sangue como um ato de solidariedade que salva vidas.
Quando os estoques de sangue ficam em níveis críticos, o atendimento aos pacientes que precisam realizar cirurgias ou transfusões de sangue, seja por acidente ou tratamento de alguma doença, fica comprometido. Por isso, é de extrema importância que cada vez mais pessoas façam doações de sangue regularmente.
Quem pode doar sangue
Para fazer uma doação de sangue, é preciso seguir alguns requisitos. São eles:
• Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional, carteira de habilitação);
• Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos. Os doadores com menos de 16 anos devem estar acompanhados pelo adulto responsável;
• Pesar no mínimo 50kg;
• Estar em boas condições de saúde;
• Estar alimentado, porém sem ter feito refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação.
Não estão aptas a doar sangue as pessoas que possuem um risco maior para doenças transmissíveis pelo sangue, como usuários de drogas injetáveis e inalatórias, que têm prática de sexo não seguro ou se relacionam sexualmente com pacientes vivendo com Aids, hepatite ou outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Se atenderem a todos os requisitos, homens podem doar a cada dois meses, com limite máximo de até quatro vezes no ano. Mulheres só devem doar sangue a cada três meses, com no máximo três doações em um ano.
Onde doar
A Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) tem três pontos de coleta de sangue ativos no município, com funcionamento de segunda a sábado, das 8h às 13h, exceto feriados: o Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio, no Tatuapé, o Hospital do Servidor Público Municipal, na Aclimação, e o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro P. da Rocha, no Campo Limpo.
Além disso, a Fundação Pró-Sangue abastece mais de 100 instituições de saúde da rede pública na capital. O agendamento da doação pode ser feito pelo site.
Secretaria Especial de Comunicação