McDonald’s contrata trabalhadores com deficiência
Logo após a sua instalação no município, a loja do McDonald’s em Itaquaquecetuba contratou cinco pessoas com deficiência para fazerem parte de seu quadro de funcionários. A admissão ocorreu através da parceria que a rede de fast food mantém com o Centro de Inclusão Social (CIS) “Dona Alice Benta de Novaes”, que realiza um trabalho de inclusão de pessoas com deficiência junto à sociedade. “Estamos muito satisfeitos com mais essa contratação, afinal trata-se do reconhecimento do trabalho do CIS e da própria Prefeitura através da atuação da Secretaria de Promoção Social. Lembrando que essa satisfação também é compartilhada pela pessoa com deficiência e seus familiares”, afirma a coordenadora do centro, Maria Ivete Santos de Lima.
A coordenadora conta que, há quatro anos, o CIS conta com o Projeto de Empregabilidade voltado às pessoas com deficiências. “Atendendo à Lei de Cotas, que é federal, as empresas com mais de 100 funcionários devem reservar em seu quadro um espaço de 2% para a admissão de pessoas com deficiências. E essa cota pode chegar até 5%, dependendo da quantidade de funcionários”, explica Ivete. Hoje a entidade, segundo ela, conta com 30 empresas parceiras e até agora já foram empregadas 80 pessoas.
No caso do McDonald’s, a parceria com a empresa já existia antes mesmo da nova loja ser instalada em Itaquaquecetuba. “Já temos dois colaboradores que foram recrutados pela lanchonete de Guarulhos. E quando a loja foi instalada aqui, logo eles solicitaram outros trabalhadores para prestarem serviço como atendentes”, informa ela. A coordenadora explica que o encaminhamento da pessoa com deficiência é de acordo com as necessidades de cada empresa. “De acordo com as necessidades, escolhemos o perfil mais adequado e encaminhamos o interessado”. Além do encaminhamento, segundo Ivete, o CIS realiza ainda um trabalho de assessoria junto às empresas após a contratação.
O CIS oferece ainda 14 oficinas para pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual ou múltipla e também para a comunidade em geral. A entidade “visa trabalhar a autonomia e a inclusão social da pessoa com deficiência” e este trabalho só é possível graças à parceria junto à Secretaria Municipal de Promoção Social (SMPS) e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itaquaquecetuba. As empresas interessadas no Projeto de Empregabilidade às pessoas com deficiências podem obter mais informações na sede do CIS que fica na Rua Distrito Federal, 205, Vila Ercília, telefone 4755-8344.
Relise: Denise Gabriel
Foto: Wiliam Rita