Parque Piratininga terá Semana de Combate ao Fumo
A unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) do Parque Piratininga, em parceria com a Escola Municipal do bairro e a Coordenação Estratégia Saúde da Família, vai realizar a “Semana do Dia Nacional de Combate ao Fumo” entre os dias 27 e 31 de agosto.
“Nosso objetivo é a promoção da saúde da população e para isto vamos realizar uma gincana antitabagismo e uma caminhada na quinta (dia 30) com os alunos e seus trabalhos sobre o tema, entre outras atividades”, explica a diretora da ESF Parque Piratininga, Adriana Florêncio. O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado em 29 de agosto.
Seguindo o cronograma do evento, constam as seguintes atividades: na segunda (dia 27), apresentação de peça teatral com a participação da Equipe de Odontologia na unidade da ESF para à comunidade; na terça (28), quarta (29) e quinta (30), apresentação de Gincana Antitabagismo na ESF com a participação dos agentes comunitários de saúde, que farão a exposição dos trabalhos aos moradores; na quinta (dia 30), às 15h30, “Caminhada Contra o Tabagismo” envolvendo os alunos da Escola Municipal do Parque Piratininga, com a exposição dos trabalhos dos alunos e da equipe da unidade ESF local; e na sexta (dia 31), encerramento com o debate de conclusão dos trabalhos e premiação da gincana.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a fumaça dos derivados do tabaco (cigarros, charutos, cachimbos e outros) que polui ambientes fechados é cancerígena. Dentro desses ambientes estão os fumantes passivos que são pessoas que não fumam, mas estão expostas à fumaça do cigarro por conviverem nos mesmos ambientes com os fumantes. Um dado alarmante é que, segundo informações do Governo Federal, o tabagismo passivo é a terceira causa de morte evitável no mundo, só perdendo para o tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool. Os males do tabagismo passivo são irritação nos olhos, tosse, problemas alérgicos e dor de cabeça. Além destes males, a fumaça do cigarro pode ainda aumentar o risco de câncer de pulmão, doenças cardiovasculares e infarto do miocárdio, entre outros problemas.
Lembrando que a Lei Federal 9294/96 proíbe que se fume em ambientes fechados de uso coletivo. A “Semana do Dia Nacional de Combate ao Fumo” deve ser lembrada por todas as unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), assim como também pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo município. Afinal, trata-se de mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de levar à população todas as medidas necessárias visando à promoção do bem-estar e melhor qualidade de vida.
Relise: Denise Gabriel