Festa do Peão atrai cerca de 600 mil pessoas

Durante os quatro dias de evento, a XIV Festa de Peão Boiadeiro e Cavalgada de Itaquaquecetuba atraiu cerca de 600 mil pessoas, segundo estimativas do secretário municipal de Segurança Urbana, Mauricio Augusto dos Santos. A festa começou na quinta-feira (dia 6), com show de abertura da cantora Paula Fernandes; continuou na sexta (dia 7), com a dupla Jorge e Mateus; no sábado (dia 8), foi a vez de Leonardo; e no domingo (dia 9), Michel Teló fechou o evento. A previsão do secretário Santos é de que cerca de 150 mil pessoas tenham passado pelas instalações do evento durante cada noite. “O povo de Itaquá está de parabéns, pois é o oitavo ano em que estamos realizando a festa sem nenhum tipo de ocorrência grave. Lembrando que é a maior Festa de Peão de Boiadeiro do Brasil em termos de público com entrada franca”, enfatizou o prefeito Armando Tavares Filho, o Armando da Farmácia, na última noite da festa.

O prefeito estava satisfeito com a realização de mais uma Festa do Peão e aproveitou para agradecer “à colaboração da Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil do município, à Guarda Civil Municipal, através do secretário Mauricio, e ainda a todos os secretários que estiveram juntos nessa batalha para que a festa acontecesse”. Uma das noites mais movimentadas foi na sexta-feira (dia 7), com a dupla sertaneja Jorge e Mateus, que colocou todo o público para cantar e dançar. Mas apesar da grande concentração de pessoas, o balanço referente à segurança do evento, segundo secretário de Segurança Urbana, “foi superpositivo, não houve nenhuma ocorrência mais grave. O que aconteceu foram ocorrências de desinteligência em virtude do abuso do álcool”. Quanto a furto de veículos, Santos informou que não chegou ao seu conhecimento nenhum caso dentro do local do rodeio.

Durante os quatros dias da festa, aconteceram na arena as montarias de touro e o campeão do rodeio foi Fernando Batista, da cidade de Cordeirópolis (SP); em 2º, Eduardo Peçanha, de Piracaia (SP); 3º, Ronaldo da Silva, de Calculé (BA); 4º, André Oliveira da Silva, de Santa Isabel; e 5º, Luan Sakia, de Itaquaquecetuba. Segundo informações do juiz do rodeio e diretor da empresa Estrela Som, Luís Fernando – mais conhecido como Índio -, “os vencedores ganharam as fivelas e dividiram entre si o prêmio de R$ 15.000,00”. A Estrela Som foi a empresa responsável pela organização do rodeio, assim como já faz em outros 22 municípios como Piracicaba e Bragança Paulista.

E em todas as noites, o público também pode acompanhar a apresentação do corpo coreográfico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) que, neste ano, contou com 114 dançarinos, sendo 91 garotas e 23 garotos. “O diferencial em relação ao ano passado é que agora houve uma encenação de duelo no meio da coreografia”, informou a coreógrafa Denise Filgueira Roncolato. Segundo ela, o grupo ensaiou durante dois meses. O corpo coreográfico é formado por alunos dos cursos da SMCT e outros interessados que se inscreveram.

Um dos pontos altos da Festa de Peão deste ano foi a entrega do Título de Cidadão Itaquaquecetubense ao cantor Leonardo, no sábado (dia 8), pelo representante da Câmara Municipal, professor Eli. Já a placa para o cantor foi entregue pelo prefeito Armando da Farmácia. E como sempre, na tarde do último dia do evento, no domingo (dia 9), aconteceu a XIII Cavalgada com a concentração de cavaleiros, tropeiros, charreteiros, muladeiros, comitivas traiadas e participantes com carros e motos no Parque Ecológico, seguindo posteriormente um itinerário até o local da festa.

Relise: Denise Gabriel
Foto: Jornal de Itaquá

Please follow and like us:
Pin Share

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
YOUTUBE
PINTEREST
LinkedIn
Share
Instagram