Meio Ambiente realiza estudos para avaliar perfil dos resíduos domésticos
Levantamento ajudará na elaboração de políticas públicas e ações para reduzir a quantidade de detritos enviados a aterros
Nas últimas três semanas, a Prefeitura de Suzano tem realizado a análise dos resíduos domésticos produzidos pelas residências do município, em um esforço conjunto com a empresa responsável pela coleta na cidade. O estudo, chamado de gravimetria, tem como principal objetivo a caracterização dos detritos, ou seja, a análise da sua composição, definindo a porcentagem dos orgânicos, dos recicláveis e dos rejeitos.
Os resultados serão aplicados na elaboração do novo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que dá subsídios para elaboração de vários programas, como o de Educação Ambiental, pois descreve o perfil do munícipe.
Na verdade, somente os rejeitos deveriam ir para aterro sanitário, pois os orgânicos podem ser compostados e os recicláveis devem seguir o processo da logística reversa e voltar às indústrias para fabricação de novos materiais, economizando os recursos naturais.
Para a gravimetria, o município foi dividido em quadrantes, com o recolhimento de 200 quilos de lixo em amostras, que foram encaminhadas à estação de transbordo da empresa de coleta, localizada no bairro Fazenda Aya.
No local, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e estudantes da Faculdade Piaget realizam o trabalho. A parte operacional foi encerrada na última sexta-feira (29/06). As próximas etapas são a tabulação de dados e a análise final, que devem ser concluídas em cerca de 20 dias.
“A gravimetria é a base da elaboração de um plano de resíduos real, pois nos permite conhecer os hábitos do cidadão suzanense e assim propor ações para redução, reutilização e reciclagem dos materiais, afinal a politica nacional de resíduos aponta para a responsabilidade compartilhada”, explicou a diretora da pasta Solange Wuo, que coordena a ação.
“Hoje, o município é muito onerado no envio de resíduos para aterro sanitário. O novo plano contribuirá para a diminuição de gastos a curto, médio e longo prazo. Será um documento que refletirá a realidade da nossa população”, finalizou o secretário Carlos Watanabe.
Secretaria Municipal de Comunicação Pública
Prefeitura de Suzano
www.suzano.sp.gov.br