Dilma Rousseff é internada na China depois de passar mal

A ex-presidente Dilma Rousseff, de 77 anos, foi internada às pressas nesta segunda-feira (24) na China, após passar mal, segundo o Shanghai East International Medical Center. De acordo com o hospital, Dilma apresentou pressão alta, vômito e tonturas desde a última sexta-feira (21) e permanece sob cuidados médicos em Xangai.
O mal-estar fez com que ela cancelasse sua participação na reunião de ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais dos Brics, realizada na África do Sul. Dilma, que governou o Brasil de 2011 a 2016, atualmente preside o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco dos Brics, responsável por financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países do bloco.
Nomeada para o cargo em abril de 2023, Dilma deveria permanecer até julho deste ano. No entanto, um acordo entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o mandatário russo Vladimir Putin prevê a extensão de seu mandato por mais cinco anos. Com isso, a partir de julho, Dilma passará a se reportar diretamente a Putin, em vez de Lula.
Putin justificou a decisão afirmando que, devido à guerra entre Rússia e Ucrânia, manter um líder russo no comando do banco poderia gerar complicações diplomáticas e institucionais.
“Não queremos transferir todos os problemas associados à Rússia para instituições em cujo desenvolvimento nós próprios estamos interessados. Lidaremos com nossos problemas e cuidaremos deles nós mesmos”, declarou o presidente russo em coletiva de imprensa após o encerramento da 16ª Cúpula dos Brics, realizada em Kazan, na Rússia.
#jornalaltodotiete
#folhalivrejornal
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.