Bertaiolli conquista apoio da Secretaria Estadual de Cultura para as duas principais festas de Mogi

0
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Secretário Sérgio Sá Leitão confirmou ao deputado que dará todo apoio necessário ao Akimatsuri e à Festa do Divino Espírito Santo

O deputado federal Marco Bertaiolli conquistou o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo para as duas principais festas de Mogi das Cruzes – o Akimatsuri e a Festa do Divino Espírito Santo. Um encontro realizado na tarde desta segunda-feira (11/03), com o secretário Sérgio Sá Leitão, confirmou a parceria. Também participaram do da audiência os responsáveis pela organização dos eventos, que atraem milhares de pessoas a Mogi das Cruzes e fazem parte do Calendário Turístico do Município.

“O secretário garantiu que dará todo apoio necessário na organização, na infraestrutura e na divulgação e adiantou que analisará a possibilidade de apoiar com recursos financeiros, por meio de programas e projetos de incentivo à cultura do Estado”, afirmou Bertaiolli. “Defender, valorizar e auxiliar a realização destas festas é fortalecer a nossa tradição”, destacou o deputado, que apresentou os dois eventos ao secretário Sérgio Sá Leitão e o convidou para vir até Mogi conhecer as festas.

O Akimatsuri será realizada em dois finais de semanas, nos dias 6, 7, e 13 e 14 de abril, no Centro Esportivo do Bunkyo (Avenida Japão, n° 5.919, Porteira Preta). O festival é um dos mais tradicionais da colônia japonesa do Brasil, com uma média de público de 80 mil pessoas. Desde 1986 é realizado em Mogi pelo Bunkyo (Associação Cultural de Mogi das Cruzes) e conta com diversas atrações, como o pavilhão cultural e agrícola, comidas típicas, o concurso da miss Akimatsuri, além dos shows.

Já a Festa do Divino Espírito Santo 2019 ocorrerá de 30 de maio a 9 de junho e tem como tema “Divino Espirito Santo renove a nossa fé e transforme em missão”. A cerimônia de devoção ao Espírito Santo em Mogi das Cruzes é um das mais antigas e importantes do País. Em 2019, completará 409 anos.

Com uma expressiva participação popular em eventos exclusivos e característicos como o Império do Divino, a Entrada dos Palmitos, as Alvoradas, e a Procissão de Pentecostes, entre outros, mantem viva as tradições mesmo nos dias atuais.

A Festa do Divino também contribui com a manutenção de mais de 30 entidades sociais. Além de pagar os custos do próprio evento, os recursos arrecadados são repassados para entidades como a Apae, o Instituto Pró+Vida São Sebastião, a Pastoral da Criança, o Núcleo Aprendiz do Futuro, a Creche São Sebastião, entre outras. Bertaiolli, inclusive, já convidou o governador de São Paulo, João Doria, e o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, para visitaram a Festa do Divino.

Comitivas do Akimatsuri e da Festa do Divino estiveram presentes ao encontro com o secretário estadual, assim como representantes da Secretaria Estadual de Turismo, que também se comprometeram em oferecer todo apoio necessário. Participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal, vereador Sadao Sakai; o vereador Mauro de Assis Margarido, o Maurinho; o festeiro e o capitão de mastro da Festa do Divino, Marcelo Braz e Antônio Mercado, respectivamente; o presidente da Associação Pró-Festa do Divino, Josmar Cassola; e o presidente do Bunkyo, Frank Tuda.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Sobre o autor

Resposta