Advogada Luciana Farias será homenageada com a “Comenda IAPE”

0
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Reconhecimento público se dará pela atuação da advogada suzanense à frente do Conselho Federal do Instituto dos Advogados Previdenciários (IAPE), no mandato 2015/2017, e, especialmente, em razão de sua dedicação à causa previdenciária

A suzanense Luciana Moraes de Farias vai receber nesta sexta-feira (5 de outubro) a “Comenda IAPE”, outorgada pelo Conselho Federal do Instituto dos Advogados Previdenciários (IAPE). A homenagem será entregue durante sessão solene, na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista, São Paulo), às 13 horas. O reconhecimento público se dará em razão da atuação da advogada na presidência do colegiado no mandato 2015/2017, e, especialmente, de sua dedicação à causa previdenciária.

A outorga do título à Luciana integra a programação alusiva aos 30 anos da Constituição Federal do IAPE, que, em 2018 tem como mote a discussão dos avanços e dos retrocessos na Seguridade Social no Brasil. Além da sessão solene, haverá uma série de palestras organizadas por parte do Conselho, das 9 às 14 horas. Luciana, inclusive, será uma das expositoras. Ao meio-dia, antes de ser condecorada, a advogada vai ministrar o tema “A evolução dos acidentes de trabalho após 30 anos de Constituição”.

Com 18 anos de carreira, a suzanense foi a primeira mulher na história do IAPE a presidir a Diretoria do Conselho Federal do colegiado sendo, ainda, a primeira profissional de Direito da região do Alto Tietê a ser conduzida ao cargo. No comando entre 2015 e 2016 do instituto nacional de Direito Social, que tem 16 anos de história e mais de 3 mil associados, Luciana visitou as unidades descentralizadas por todo o País da entidade e promoveu um sem-número de eventos, entre cursos, palestras e workshops, só para citar algumas atividades.

No período, a advogada ainda participou de diversas audiências públicas sobre a Reforma da Previdência, no Senado Federal, na Câmara dos Deputados, no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e em outras organizações de igual representatividade.

Luciana também organizou dois Congressos Internacionais: em 2015, na Corte Interamericana de Direitos Humanos, e em 2016, na Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, com direito à participação de juristas nacionais e internacionais. Foi a primeira vez, inclusive, que advogados brasileiros marcaram presença na iniciativa.

“É muito gratificante receber esta comenda, ainda mais porque grandes juristas, nos quais me espelho e pelos quais tenho grande admiração, já foram homenageados com ela. No período em que estive à frente do IAPE, me dediquei de corpo e alma à causa. Assim, recebo esta homenagem como uma espécie de reconhecimento”, afirma a profissional, que defende a necessidade de uma reforma da Previdência Social no País, “mas desde que com critérios justos, claros, bem analisados, discutidos com a sociedade e, principalmente, embasados em estudos e cálculos atuariais”.

Perfil
Filha dos advogados aposentados Luiz Augusto de Farias e Ana Maria Moraes de Farias e irmã do advogado Luiz Augusto Moraes de Farias, Luciana trabalha com Previdência há 18 anos. Graduou-se em Direito, pela Universidade Braz Cubas (UBC), em 1999, e tem especialização em Processo Civil, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), bem como em Previdência, pela Escola Superior de Direito (ESP).

Ainda na PUC, a profissional cursou mestrado em Direito Previdenciário e, na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), frequentou o curso Política e Estratégia.

Luciana também é professora universitária, coordenadora de pós-graduação e do curso de extensão em Direito Previdenciário e do Trabalho em vários estados brasileiros, além de autora do livro “Auxílio-Acidente” e coordenadora do livro “Temas Atuais da Seguridade Social”.

Nos últimos anos, a profissional recebeu outros prêmios. Entre eles o título de “Advogada do Ano”, outorgado pelo Poder Legislativo de Suzano por indicação da 55ª subseção da OAB.




Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Sobre o autor

Resposta