Saspe atende 1,8 mil idosos em consultas do Programa da Boa Visão

0
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Todos já estão com dia, horário e local agendados para a retirada dos óculos, que ocorrerá nos meses de junho e julho

O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) realizou o atendimento de 1.881 pessoas com mais de 60 anos em consultas médicas oftalmológicas nos dois últimos finais de semana, na Santa Casa de Misericórdia de Suzano, como parte integrante da Operação Melhor Idade, do Programa da Boa Visão – “Olhos que Veem, Coração Feliz”.

Todos esses idosos saíram de lá com o agendamento de dia, horário e local para retirada dos óculos, que ocorrerá nos meses de junho e julho. Os trabalhos do último sábado (14/04) foram acompanhados pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi, pela dirigente do Saspe e presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Larissa Ashiuchi, e pelo secretário municipal de Saúde, Luis Claudio Guillaumon.

Ao todo, a Operação Melhor Idade teve 2 mil inscritos para consultas, que ocorreram nos dias 7, 8, 14 e 15 de abril (sábados e domingos). Destes, 119 não foram atendidos porque faltaram ou porque durante a triagem prévia no local foi constatado elevado índice de diabetes, o que compromete o teste de refração ocular, método para definir se o paciente precisa usar óculos e que estabelece o grau necessário. Para essas pessoas, as consultas foram remarcadas, previstas para ocorrer nos dias 5, 6, 19 e 20 de maio (sábados e domingos).

Também já foi definida a quantidade de óculos que serão entregues: 2.011 pares de lentes multifocais e focais (para perto ou para longe). Inclusive, todos os atendidos já escolheram a armação. O número é maior que a quantidade de pacientes que passaram pelas consultas porque 407 receberão dois pares de óculos com lentes focais, um para perto e outro para longe.

Além disso, do total de participantes da Operação Melhor Idade, houve o registro de 274 casos especiais, referentes a pessoas que apresentaram a necessidade de cirurgias, tratamentos ou exames diversos. Esses idosos foram encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde para a realização de atendimento de acordo com a demanda da pasta.

A entrega simbólica dos primeiros pares de óculos está marcada para 12 de junho (terça-feira) no anfiteatro do Saspe, com a presença de 30 beneficiados. A partir do dia seguinte (13/06), a distribuição ocorrerá toda quarta-feira até o final de julho. Será uma média de 220 idosos por entrega.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou o fato de que os idosos que forem diagnosticados com algum problema de visão mais grave, que requer mais do que apenas o uso de óculos, terão o devido encaminhamento à rede municipal de Saúde. Para a primeira-dama Larissa Ashiuchi, trata-se de um trabalho social e de saúde de grande importância.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Sobre o autor

Resposta