Projeto Ecoviver realiza workshop para educadores

0
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O tema abordado este ano é A arte de viver e transformar o meio

Houve no auditório da Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba, Semei, um workshop para orientar os educadores do Sistema Municipal de Ensino e os de Guararema, ambos participantes do Projeto Ecoviver – realizado pela empresa Ecopistas pertencente ao grupo Ecorodovias. O Ecoviver é uma iniciativa educativa e artística da empresa Ecorodovias que estimulam e difundem trabalhos para a conscientização ambiental nas comunidades e também direcionados aos alunos do ensino fundamental. O segundo workshop será no dia 25 de maio, em Guararema.

O tema abordado é A arte de viver e transformar o meio. Ele tem como intuito sensibilizar professores e alunos de escolas públicas para despertar um novo olhar em relação à realidade local e das questões da atualidade e proporcionar, a partir de então, intervenções artísticas, estimulando a criatividade. Este ano, o Ecoviver reformulou a proposta metodológica,incentivando os participantes a sonhar e realizar mudanças. Através de estudos do meio ambiente os alunos desenham sua visão de futuro, traçam o plano de ação necessário para atingir seu sonho e partem para o desenvolvimento, o trabalho artístico capaz de refletir este processo: qualidade de vida para todos.

Também contamos com outra questão, a sustentabilidade, a qual professores e alunos podem explorar, com profundidade as relações existentes no meio em que vivemos. Esse projeto busca sensibilizar o público envolvido mostrando sua responsabilidade em relação à construção de um mundo melhor. Também procura aguçar a criatividade dos alunos e professores. Os educadores participantes desse trabalho serão multiplicadores destes ensinamentos no Sistema Municipal de Ensino.

O Ecoviver promove workshops de criação, rodas de conversa e palestras, além de oficinas culturais, desta forma, os educadores se familiarizam com diversas técnicas de composição artística. Os trabalhos são apresentados e compartilhados com a comunidade em mostras artísticas gratuitas que acontecem em cada escola participante. Por exemplo apresentações de teatro, expressão corporal e dança, entre outros. Os trabalhos mais representativos do projeto são selecionados para uma mostra final, realizada em cada um dos municípios. Os educadores receberão ao final do projeto certificado de 50 horas pelo trabalho desenvolvido. O acompanhamento e o suporte pedagógico serão dados por e-mail, telefone e pessoalmente, a equipe de coordenadores se encontrará disponível para tirar dúvidas, trocar experiências e auxiliar na resolução de questões técnicas no processo de elaboração dos trabalhos.

Escolas municipais que participarão do projeto: Jornalista Roberto Marinho; Santino Hayashi Amano; Charles Henry Tyler Townsend, Prof. Alceu Magalhães Coutinho; Pref. Gentil de Moraes Passos; Prof. Aurelino Leal; Prof. Paulo Nunes; Prof. Rui Alberto Pestana Henriques; Profª Roseli Aparecida Mendes; Vice-Pref. Juraci Marchioni; José Piacentini; Dr. Aristides Jacob Alvares; Village; Virgílio Marinho e a Escola Municipal Ambiental, Nelson Barreto da Silva. Segundo a secretária de Educação, Maria do Carmo Fernandes da Costa Filha, todas essas iniciativas e parcerias visam à melhoria na qualidade de ensino e são apoiadas pela administração municipal que prioriza a Educação no município.

crédito foto: Fátima Cosmo

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Sobre o autor

Resposta